terça-feira, 21 de junho de 2011

O que é? Para que é? Por que é? Prazer em conhecê-los, Colares D'Odarah!


Colares D'Odarah surgiu da necessidade de tratar da beleza africana através dos vários estilos que circulam na composição de moda da mulher brasileira. O trabalho com as cores, com materiais naturais como madeira, palha, cascalhos, o emprego de materiais sintéticos como pastilhas de resina, mas todos dando um efeito de sinuosidade e opulência e apelo e apego ao natural. 




Colares D'Odarah é parceiro de projetos que tratam especialmente da discussão da beleza e autoestima do negro, que experimenta a moda através de materiais que remetam á sua ancestralidade. 


Ele conta com a atuação da artesã especializada em colares Fabíola Oliveira. Professora e consultora pedagógica, agrega ao seu trabalho educacional a atividade de artesanato como ferramenta para discussões como a beleza e a auto estima e identificação com africanidades.



Contamos com a parceria do Clam - Consciência, Liberdade, Atitude e Movimento -, um coletivo de discussões em cultura que reúne em seu trabalho o pensar e agir enquanto cidadãos, negros e libertos dos esteriótipos. Um dos seus projetos, o Ponto de Cultura Observatório do Hip Hop, que atua na comunidade de Monjolos, São Gonçalo, Rio de Janeiro, também se configura como um parceiro da Colares com a produção e edição de vídeos institucionais e tudo o que se refere à produção audiovisual.





Colares D'Odarah é mais que moda: é inspiração.
É um modo novo de se pensar beleza. É uma nova ideia de visual.
Livre das padronizações e categorizações, Colares D'Odarah quer semear novidades.


---

A Colares D’Odarah contribuirá efetivamente com o projeto de um Brasil mais ameno com as diferenças sociais e mais respeitoso com os afrodescendentes através do trabalho de contação de História das Africanidades que embalam nossos ouvidos com as músicas de matriz africana, nossos olhos, com a intenção de vermos negros e negras portando sua beleza com majestade e realeza e através dos sentidos, percebendo que as histórias desse continente longínquo, a África, não estão tão longe assim de nós.

A Colares D’Odarah é um projeto que visa trabalhar a autoestima do negro através de adornos de beleza, se utilizando especialmente de miçangas, corais, materiais naturais, que façam alusão à africanidade.
Surgiu da necessidade de tratar da beleza africana através dos vários estilos que circulam na composição de moda brasileira, onde o artesanato se faz ferramenta para discussões como beleza, autoestima e identificação de mulheres com sua cultura e estética ancestral.

Através do trabalho com o artesanato é possível recriar texturas e misturas de cores utilizadas nas histórias, lendas, contos e mitologias africanas, mostrando que do grande continente advém tamanha cultura, beleza, trejeitos, falas, sabores e nuances muito presentes na nossa cultura tão brasileira, e também tão mestiça.
O trabalho com a autoestima vem quando se conta, através das milhares contas e materiais artesanais usados na confecção dos Colares D’Odarah, as histórias que giram em torno de um povo que é matriz cultural da nossa gente.

É sabido que vivemos no Brasil um dos tipos de racismo mais perigosos do mundo, uma vez que essa manifestação criminosa é velada, escondida atrás do discurso da discriminação social, enquanto na verdade sabemos que o preconceito é por causa da cor da pele, do tipo crespo do cabelo e dos traços negróides (narizes e lábios grossos).

Através da exploração do que é belo e plástico, mostramos que o negro é um intenso patrocinador das formas de ser belo em nossa sociedade brasileira, que não deve se envergonhar das histórias, mas sim conhecê-las, e carregá-las em si com orgulho e majestade.

Como o objetivo da Colares D’Odarah é promover uma venda diferenciada, ou seja, o fim não está na comercialização, mas sim na ideia de que o cliente estará levando para si uma ideia, uma história, o pedaço do sentido da vida de algumas muitas outras vidas envolvidas na produção daquele colar.



Sejam bem vindos!


Enfeite-se. Deleite-se. Sinta-se Odarah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário